O Climatizador evaporativo pode ser um excelente substituto do aparelho de ar condicionado convencional para o conforto térmico.
A primeira característica que o difere dos aparelhos de ar condicionado convencionais é o custo operacional. O ar condicionado tradicional utiliza um fluido frigorígeno que ao evaporar retira calor do ar ambiente. Para que esse calor possa ser rejeitado, o fluido frigorígeno é então comprimido, onde tem sua temperatura aumentada para um valor acima do do meio de resfriamento, que no caso do ar condionado doméstico, é o ar ambiente externo ao ambiente climatizado. Essa compressão exige uma grande quantidade de energia elétrica para acionamento do compressor. No Climatizador Evaporativo, o consumo de energia elétrica é mínimo, sendo apenas para circular o ar e para o acionamento de uma pequena bomba de água que irriga a colméia.
Um segundo ponto de diferenciação é a qualidade do ar. No resfriamento através do ar condicionado, o ar resfriado recircula no ambiente indefinidamente. O ideal seria se ter uma parcela desse ar renovado, mas isso implicaria um consumo ainda maior de energia elétrica, por isso se opta por vedar o ambiente climatizado do meio exterior. Essa falta de renovação de ar é evidentemente indesejada, por acumular bactérias e vírus no ambiente e não eliminar impurezas presentes. Já o Climatizador Evaporativo trabalha captando permanentemente ar exterior de modo que a renovação de ar é de 100%.
Três pontos onde o Climatizador evaporativo supera os aparelhos de ar condicionado convencionais: custo operacional muito mais baixo, renovação total do ar ambiente e manutenção de uma umidade relativa do ar em níveis saudáveis.
O terceiro ponto é a umidade do ar. No ar condicionado convencional, o ar é resfriado no evaporador (a parte da máquina localizada no ambiente condicionado), onde o fluido frigorígeno evapora em temperaturas muito baixas, mesmo negativas. Quanto menor a temperatura do ar, menor a sua capacidade de carregar umidade. Assim, em contato com a serpentina gelada do evaporador, a umidade presente no ar condensa. Como todo o ar é recirculado, o mesmo vai se tornando cada vez mais sêco ao longo do tempo, o que é prejudicial ao sistema respiratório. Usuários de lentes de contato, por exemplo, sentem desconforto na visão devido a esta condição sêca do ar.
Principais características dos Climatizadores HFG
(*) no desligamento, o Climatizador Evaporativo HFG cessa a irrigação da colméia mas mantém a circulação de ar ainda por alguns minutos para que colméia se seque. Com isso evita-se o aparecimento de fungos na colméia, preservando-a por mais tempo, bem como evitando odor.
A instalação do Climatizador é bastante simples. Muito leve, dados os materiais de fabricação, o Climatizador é apoiado em mãos francesas do lado externo do ambiente climatizado, junto à janela ou abertura de parede providenciada para sua instalação.
A limpeza do reservatório, que se recomenda seja feita periodicamente, é bastante simples, não necessitando de mão de obra especializada.
Pensando em aplicações residenciais e pequenos escritórios e comércios, a HFG desenvolveu uma linha standard voltada para pequenos ambientes :
FC-20 para ambientes até 20 m²
abertura de parede : 52 x 52 (*)
FC-40 para ambientes até 40 m²
abertura de parede : 105 x 52 (*)
(*) altura x largura em [cm]
É possível utilizar essa linha para ambientes maiores com múltiplos aparelhos dos modelos acima.